Dor de cabeça


Dor de cabeça

Grande parte da população sente com frequência dores de cabeça devido, em grande parte ao stress do trabalho e correria do dia-a-dia somados a tantas outras preocupações diárias por sua vez também aliadas à falta de descanso, falta de exercício, má alimentação entre muitos outros factores. Nestas situações as dores de cabeça são dos primeiros sintomas a fazerem-se sentir.

Estima-se que 93% dos homens e 99% das mulheres terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida; e que 76% do sexo feminino e 57% do masculino tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês.

Como aliviar estes sintomas ou até eliminá-los?

IG4_Rijocomoumpero

Clique para Aumentar

Quando os primeiros sintomas surgem experimente pressionar o ponto H6-4 – GOKOKU ( IG4) – (Ponto do Meridiano do Intestino Grosso), conhecido vulgarmente como Ponto Aspirina. Veja a sua localização na imagem.

Como proceder: Esta pressão deverá ser feita com a mão em pinça, ficando o polegar no ponto a estimular. Deverá apertar o ponto e ao mesmo tempo empurrar em direcção ao cotovelo. Sentirá uma dor que poderá variar de fraca a forte dependendo das situações e gravidade das mesmas. Aguente a pressão por 5 a 10 segundos. Insista 4 a 5 vezes. Repita o mesmo procedimento para o H6-4 da outra mão. Repita várias vezes até a dor aliviar ou passar. Passados alguns minutos volte a repetir todo o processo mesmo que a dor já tenha desaparecido.

Grande parte das dores de cabeça conseguem aliviar-se ou até mesmo eliminar-se por completo, pressionando este ponto, se utilizado logo aos primeiros sintomas. Quando esta já está instalada é mais difícil que ela desapareça por completo mas em grande parte dos casos alivia bastante, sendo desnecessário o recurso a comprimidos e afins.

Este ponto é também muito útil para dores de dentes e dores da face em geral, bem como para dores do pulso e dedos e até mesmo como ajuda para fazer baixar a febre.

ATENÇÃO: Não deverá estimular este ponto em casos de gravidez. Por outro lado durante o trabalho de parto ajuda na aceleração do mesmo.

Devido aos factores já referidos acima muitas destas dores de cabeça têm também como origem a tensão muscular na zona cervical e trapézio superior. Se o truque anterior não resolver a situação na totalidade experimente pressionar toda a zona da base do occipital (osso da nuca imediatamente acima do pescoço) começando do meio para fora. Apesar de por vezes muito doloroso é um santo remédio para aliviar as tensões maiores prevenientes da zona cervical e trapézio superior. Isto deve-se ao facto de na zona da base do occipital convergirem vários músculos (trapézio, esplénio da cabeça, semi-espinal da cabeça, entre outros), daí ser uma zona tendinosa por excelência. Ao relaxar toda a zona tendinosa da base do occipital está automaticamente a relaxar, em parte, a musculatura que aí converge, aliviando assim a pressão aí exercida e automaticamente aliviando, ou mesmo eliminando, a dor.

Ao pressionar toda a zona da base do occipital acabará também por estimular os seguintes pontos:

F4-59 – TENCHU (B10) – (Ponto do Meridiano da Bexiga) – Indicado para alívio de dores de cabeça e tensão da cervical, tonturas, entre muitas outras situações.

F5-25 – FUCHI (VB20)(Ponto do Meridiano da Vesícula Biliar) – Indicado para alívio de dores de cabeça e tensão da cervical, hipertensão, infecções das vias respiratórias, entre muitas outras situações.

O que fazer para prevenir Dores de cabeça/Enxaquecas: Como prevenção poderá estimular o ponto H6-4/IG4, no seu dia-a-dia e pressionar a zona da base do occipital. Efectuando estas pequenas dicas no seu dia-a-dia constatará que as dores de cabeça e/ou enxaquecas serão cada vez menos frequentes. Poderá ainda complementar com alguns alongamentos do pescoço, que ajudam também a relaxar toda a musculatura do pescoço.

PREVINA-SE! O seu corpo agradece.

ATENÇÃO: Estas indicações são para situações gerais e preventivas, pelo que se os sintomas persistirem deverá procurar ajuda de um profissional.

Nota: Todas as referências aos nomes de pontos de acupunctura têm como base a nomenclatura Japonesa, embora o ponto seja apresentado no Sistema Ryodoraku (Japonês) e também no sistema Internacional.

Comentários a: "Dor de cabeça" (3)

  1. Carolina Inoue said:

    Bom trabalho, Vítor ! Espero que o blogue seja um sucesso.
    Beijinhos
    Carolina

  2. everything is very open and very clear explanation of issues. It contains truly information. Your website is very useful. Thanks for sharing. Looking forward to more! lista de emails

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: