“A constipação (também conhecida por nasofaringite ou rinofaringite) é uma doença infecciosa viral do aparelho respiratório superior que afecta sobretudo a cavidade nasal. Os sintomas incluem dores de garganta, tosse, muco nasal, dores no corpo e por vezes febre, que normalmente desaparecem ao fim de sete a dez dias, embora alguns dos sintomas se manifestem até três semanas… Um indivíduo adulto pode contrair em média entre duas a três constipações por ano e uma criança pode contrair a doença entre seis a doze vezes por ano.”

– Extraído da Wikipédia –

Muitos dos meus pacientes me perguntam como se poderão proteger de constipações, gripes e afins. Costumo ensinar-lhes um pequeno truque que tanto funciona como prevenção como tratamento.

Segundo a medicina Oriental existe um ponto na região entre as omoplatas, a que se dá o nome de “Porta do Vento “ ou “Portal do Vento”. Este ponto é o F4-43 – FUMON (B12), que pertence ao Meridiano da Bexiga e fica localizado entre a 2ª e 3ª vértebras dorsais, dois dedos lateralmente à linha média posterior. Quando este ponto é exposto ao frio ou humidade o nosso organismo é afectado por eles e fica mais debilitado e mais facilmente contrai a doença.

O objectivo é retirar este frio/humidade que penetra no ponto e assim aliviar/eliminar os sintomas. Este pequeno truque tem como função uma resposta imunitária bastante rápida e eficaz por parte do organismo.

Como prevenir?
Tento em conta que praticamente 90% das constipações acontecem com tempo frio deverá começar a prevenir estas situações logo a partir do início do Outono.

Primeiramente deverá ter a zona do pescoço o mais protegida e quente possível. Recorra ao uso de um cachecol, por exemplo, ou de roupa com carapuço, se preferir.
Assim, garante que mais dificilmente o ponto (F4-43/B12 – FUMON) estará exposto às condições climatéricas adversas.

No entanto, nem sempre nos é possível prevenir desta forma, assim aconselho que quando exposto ao frio/humidade, ao chegar a casa tome um banho quente deixando a água quente escorrer pelo pescoço e ao longo da coluna para provocar um aquecimento da zona posterior do pescoço e a área imediatamente abaixo (entre as omoplatas). Ver imagem abaixo.

De seguida, deverá ainda aquecer bem esta zona com o secador de cabelo por forma a eliminar qualquer a humidade ou frio que possam ter ficado alojados nesta área.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Porque resulta o calor nesta zona?
O Ponto F4-43/B12 é indicado no caso de infecções das vias respiratórias superiores, bronquite aguda e crónica, vento e frio, tosse, entre outras.

Ao aquecer toda esta zona irá estar a estimular não só o ponto F4-43/B12, mas também outros pontos igualmente importantes e que trabalham em conjunto com este proporcionando um resultado muito mais eficaz, como poderá constatar abaixo:

  • HM20 – DAITSUI (VG14) – (Ponto do Meridiano Vaso Governador) – Situado na linha média posterior, entre a 7ª vértebra cervical (C7) e a 1ª Dorsal (D1). Indicado para alívio de dores de cabeça e tensão da cervical, tonturas, fortalecimento da energia Wei Qi (Energia de Defesa), elimina o Calor patogénico de todos os meridianos Yang, ajuda a baixar a febre, entre muitas outras situações.
  • HM19 – TODO (VG13) – (Ponto do Meridiano Vaso Governador) – Situado na linha média posterior, entre a 1ª e 2ª vertebras Dorsais (D1-D2). Ponto responsável por controlar o vento interno e fortalecer e difundir o Qi (energia) do Pulmão, entre outras.
  • HM17 – SHINCHU (VG12) – (Ponto do Meridiano Vaso Governador) – Situado na linha média posterior, entre a 3ª e 4ª vertebras Dorsais (D3-D4). Ponto responsável por controlar harmonizar, tonificar, e facilitar o fluxo do Qi do Pulmão, interromper a tosse, aliviar a asma, eliminar o vento interior, relaxar tendões e músculos e acalmar espasmos, entre outras.
    NOTA: Muito útil também no tratamento de todas as patologias das crianças.
  • HM15 – SHINDO (VG11) – (Ponto do Meridiano Vaso Governador) – Situado na linha média posterior, entre a 5ª e 6ª vertebras Dorsais (D5-D6). Ponto responsável por controlar e eliminar o vento, eliminar a mucosidade, reduzir a febre, entre outras.
  • HM14 – REIDAI (VG10) – (Ponto do Meridiano Vaso Governador) – Situado na linha média posterior, entre a 6ª e 7ª vertebras Dorsais (D6-D7). Ponto responsável por aliviar a tosse e asma, reduzir a febre, descongestionar a energia do tórax, entre outras.
  • HM13 – SHIYO (VG9) – (Ponto do Meridiano Vaso Governador) – Situado na linha média posterior, entre a 7ª e 8ª vertebras Dorsais (D7-D8). Ponto responsável por facilitar o fluxo do Qi do Pulmão, tratar a tosse, expandir o tórax e diafragma e aliviar a sensação de sufocação torácica, ajuda também a reduzir a febre, entre outras.
  • F4-44 – DAIJO (B11) – (Ponto do Meridiano da Bexiga) – Situado entre a 1ª e 2ª vértebras dorsais (D1-D2), dois dedos lateralmente à linha média posterior . Indicado para expulsar o vento patogénico e o frio, alivia a rigidez da coluna e articulações em geral, dores lombares, dores na escápula, dor de cabeça, tosse, calor no peito, entre outras.
  • F4-42 – HAIYU (B13) – (Ponto do Meridiano da Bexiga) – Ponto de Assentimento do Pulmão, situado entre a 3ª e 4ª vértebras dorsais (D3-D4), dois dedos lateralmente à linha média posterior. Indicado também infecções das vias respiratórias superiores, asma, doenças dos pulmões (por exemplo, a pneumonia), entre outras.

IMPORTANTE: De salientar que a nível de tratamento este deverá ser efectuado durante as primeiras 24h seguintes ao aparecimento dos primeiros sintomas. Só assim se poderá garantir a eficácia pretendida.

PREVINA-SE! O seu corpo agradece.

CUIDADO: Visto que o secador é uma fonte de calor seco bastante forte a zona deverá ser aquecida com o maior cuidado para evitar queimaduras. No caso das crianças o cuidado deverá ser redobrado, pois a sua pele é muito mais sensível que a de um adulto.

ATENÇÃO: Estas indicações são para situações gerais e preventivas, pelo que se os sintomas persistirem deverá procurar ajuda de um profissional.

Nota: Todas as referências aos nomes de pontos de acupunctura têm como base a nomenclatura Japonesa, embora o ponto seja apresentado no Sistema Ryodoraku (Japonês) e também no sistema Internacional.

Comentários a: "Constipação (Rinofaringite viral)" (2)

  1. Maria João Cheong said:

    Victor obrigada pela partilha de conhecimento. Votos de muitos sucessos !Maria João Cheong

  2. Rosemari said:

    Obrigada. Acho espetacular a cultura oriental e todo o seu conhecimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: