Sementes de Chia


Sementes de Chia

Sementes de Chia

Sementes de chia

Um verdadeiro SUPERALIMENTO

A Chia é o nome popular dado à planta herbácea da família das lamiáceas, Salvia Hispanica, oriunda das regiões do México, Colombia e Guatemala. Existe ainda uma outra espécie menos conhecida a Salvia Columbariae, a que se dá também o nome de Chia Dourada.

Esta planta é mais conhecida principalmente devido à sua semente, que pode ser comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo.

A palavra Chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.

As Sementes de Chia têm uma série de propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente para obtenção de força e resistência física. É uma semente muito pequena de forma oval (cerca de 2 mm de comprimento) e de cores variadas (cinzentas, pretas, brancas e castanhas). As sementes de Chia têm a particularidade de conseguir absorver entre 9 a 10 vezes o seu peso e

Actualmente a Chia é cultivada para fins comerciais principalmente no México, Colômbia, Peru, Argentina e Bolívia.

Foi descoberta há várias centena de anos. Há evidências de que os astecas a século XVI. A sua composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde, são conhecidos desde aquela época.

As Sementes de Chia são conhecidas pelo seu efeito mucilaginoso (absorção e retenção de água) devido à elevada concentração de fibras. É um alimento muito interessante para quem procura emagrecer, uma vez que a semente de Chia têm a capacidadede absorver àgua até 9 a 10 vezes o seu próprio peso, intensificando assim a sensação de saciedade.

A Semente da Chia é considerada um alimento funcional dada a sua composção.

Analisemos a composição das Sementes de Chia:

  • Ómega 3: A Semente da Chia é uma das fontes mais ricas de Omega-3 conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui um teor muito mais elevado do encontrado na linhaça e até no salmão.
  • Cálcio: Cerca de seis vezes maior concentração de cálcio que encontrada no leite de vaca.
  • Magnésio: Cerca de duas vezes mais do que o encontrado em castanhas e nozes.
  • Manganês e Fósforo: Três vezes maior quantidade do que é encontrado no espinafre.
  • Proteínas: É uma fonte de proteína completa, pois fornece todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano precisa.
  • Fibras: A elevada concentração de fibras alimentares faz das Sementes de Chia um poderoso aliado do emagrecimento e na boa digestão.
  • Vitaminas e Minerais: Extramamente ricas em vitaminas e minerais que as torna numa das mais ricas fontes vegetais que se tem conhecimento até aos dias de hoje.
  • Antioxidantes: A presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos clorogénico e cafeico conferem às Sementes de Chia o triplo dos antioxidantes encontrados nos mirtilos.
  • Vitaminas do Complexo B: Fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, além de serem de grande auxílio no metabolismo das nossas células, fazendo com que todo o nosso organismo funcione melhor.

Análise nutricional (100g):

  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Carboidratos: 44g;
  • Lípidos: 31g.

 

 

A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos na culinária.

Pode adicionar Sementes de Chia a pudins, pães, quiches, tortas, patês, mousses, cremes, risotos, saladas de frutas, iogurtes, sumos e batidos, entre outras.

Porquê consumir Sementes de Chia?

  1. Pelo seu valor nutricional. As Sementes de Chia tem mais ômega 3 do que qualquer outra fonte natural quer vegetal, quer animal, possuem ainda elevadas quantidades de antioxidantes, proteínas, fibras cálcio, e muitas outras vitaminas e minerais. É um dos alimentos funcionais conhecidos mais saudável e completo.
  2. Proporcionam muita energia. As Sementes de Chia são calóricas e fornecem resistência e durabilidade. As fibras presentes nas Sementes de chia são do tipo solúvel, que “incham” no estômago, causando sensação de saciedade e consequentemente retardando a sensação de fome. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia. Reza a lenda que uma única colher de Sementes de Chia poderia sustentar guerreiros astecas por várias horas.
  3. Sementes de chia - GelReduzem a ansiedade. Dada a capacidade das sementes de chia absorvem tanta água (cerca de 9 a 10 vezes o seu próprio volume – quando adicionadas à água formam um gel espesso) e terem tantas fibras altamente solúveis, ajudam no processo de digestão de carboidratos e, consequentemente, na libertação de energia lentamente na corrente sanguínea.
  4. As sementes de chia são digeríveis. Ao contrário do que acontece com as semente de linhaça, as sementes de chia não precisam ser moídas antes de serem ingeridas, uma vez que o corpo humano consegue digeri-las facilmente.
  5. São convenientes e versáteis. Podem ser ingeridas puras, misturadas com qualquer bebida, adicioná-las a cereais, iogurtes, saladas ou introduzi- -las em diversas receitas. As Sementes de Shia aguentam integras durante muito tempo, podendo ser armazenadas durante anos, sem se alterarem.
  6. Ajuda a emagrecer. As Sementes de Chia actuam em três frentes distintas que auxiliam ao processo de emagrecimento:
    • Sementes de Chia_Perda de PesoProvoca saciedade. Por serem mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras, ao entrarem em contato com a água, formam um “gel” no estômago. Perante esta reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, ficamos satisfeitos mais rapidamente e durante um período mais longo originando a que consumamos menores porções de alimentos.
    • Combate a inflamação. A gordura acumulada é resultado de um processo inflamatório do nosso organismo, que deixa de enviar as mensagens de saciedade ao nosso cérebro, perdendo assim o controle sobre a fome a ponto de comermos e nunca nos sentirmos satisfeitos. Esta inflamação é combatida pelo Omega-3 presente nas Sementes de Chia, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
    • Desintoxica. As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal e a limpar o organismo através das fezes. Essas fibras retêm ainda parte da gordura presente nos alimentos, provocando uma maior eliminação do que o habitual.

Em Resumo:

  1. Reduz o colesterol e triglicéridos.
  2. Controla a glicemia.
  3. Ajuda na formação óssea.
  4. Previne o envelhecimento precoce.
  5. Previne contra o aparecimento de doenças cancerígerigenas
  6. Melhora da imunidade do nosso organismo.
  7. Auxílio no funcionamento intestinal.
  8. Elimina as gorduras e toxinas do corpo.
  9. Fornece energia.
  10. Colabora para o fortalecimento muscular.
  11. Previne diabetes e doenças cardiovasculares.
  12. Controla a Pessão Sanguínea.

Contra-indicações

  • Qualquer pessoa pode consumir as Sementes de Chia, no entanto devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao aumento de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias.
  • Sementes de Chia - Tensão BaixaPessoas com tendência para Tensão Baixa deverão tomar especial cuidado uma vez que as Sementes de Chia ajudam a baixar a Pressão Sanguínea, podendo esta baixar em demasia nestes casos.
  • Pessoas com “Síndrome do Colon Irritável”, deverão estar atentas ao consumo de Sementes, em geral.

Dose Diária Recomendada

Não existe uma regra pré-estabelecida, mas os nutricionistas afirmam que, entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes por dia, são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.

Veja abaixo um video comparativo em termos proporcionais a outros alimentos.

 

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PREVINA-SE! O seu corpo agradece.

ATENÇÃO: Estas indicações são para situações gerais e preventivas, pelo que se os sintomas persistirem deverá procurar ajuda de um profissional.

Comentários a: "Sementes de Chia" (4)

  1. Eunice Cardona said:

    Olá Victor.

    Faz 3 meses que estou a tomar sementes de Chia com doses diárias recomendadas 3 colheres de sopa por dia e estou bastante satisfeita, ajudou-me a regular o transito intestinal, além de eliminar os 2 kg que pretendia.

    Beijinhos
    Eunice

  2. Ailton Barissa said:

    Boa noite,Vitor
    Gostaria de saber se posso consumir a semente de Chia ,eu faço uso de anticoagulante por ter tido um AVC,não posso consumir vitamina K por potencializar o medicamento e causar problemas .

    Ailton Barissa.

    • Olá Ailton.

      A semente de Chia também tem propriedades anticoagulantes pelo que se já faz uso de anticoagulantes deve ter muito cuidado no consumo das sementes de Chia uma vez que pode provocar um sangramento maior em casos de lesão ou até durante o período menstrual no caso das mulheres.

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